Se parar de fumar for uma de suas resoluções de Ano Novo, é melhor considerar abandonar a bebida também, recomendam pesquisadores da Universidade Estadual do Óregon. No estudo, publicado esta semana na revista “Nicotine & Tobacco Research”, os cientistas revelam que a taxa de metabolização da nicotina em pessoas que bebem em excesso é reduzida quando a bebida é cortada.

— É preciso muita determinação para parar de fumar, geralmente várias tentativas — ressaltou Sarah Dermody, professora da estadual do Óregon e líder do estudo. — Esta pesquisa sugere que beber altera o metabolismo da nicotina, como indexado pela taxa de metabolização da nicotina, e que o tabagismo e o excesso na bebida devem ser tratados juntos.

Estudos anteriores mostram que pessoas com maiores taxas de metabolismo da nicotina tendem a fumar mais e enfrentam mais dificuldades para largar o vício. Então, reduzir a taxa de metabolismo com a redução no consumo de bebidas alcoólicas pode ajudar quem está tentando largar o cigarro.

Dermody, da Escola de Psicologia de Óregon, é especialista em comportamentos de risco, como o álcool e o fumo. Ela explica que beber é considerado um fator de risco para fumar, e fumar é um fator de risco para a bebida. Junto com colegas do Centro sobre Dependência e Saúde Mental de Toronto, no Canadá, a pesquisadora tentou compreender melhor a relação entre as duas drogas.

Os pesquisadores avaliaram a taxa de metabolização da nicotina num grupo de 22 fumantes diários que buscaram tratamento para o alcoolismo. Os resultados mostraram que os homens que reduziram o consumo de bebidas alcoólicas — de 29 doses para semanais para 7, em média —, a taxa de metabolização da nicotina também foi reduzida.

Entre as mulheres, não foi observada redução na taxa de metabolização. Porém, os pesquisadores acreditam que elas não conseguiram reduzir o consumo de álcool de forma significativa.

— Pensava-se que a taxa de metabolização da nicotina era estável, mas talvez não seja o caso — afirmou Dermody. — Do ponto de vista clínico, isso é positivo, porque se alguém quiser parar de fumar, nós devemos encorajá-lo a reduzir o consumo de bebidas alcoólicas para encorajar o plano de abandonar o cigarro.

Deixe uma resposta

Por favor, escreva o seu comentário
Escreva o seu nome aqui