O Holocausto foi um dos piores momentos da História da Humanidade. A estimativa é que o regime nazista tenha executado cerca de 17 milhões de pessoas, incluindo seis milhões de judeus. A matança se concentrou entre os anos 1941 e 1945, após o regime de Adolf Hitler elaborar a “Solução Final da Questão Judaica” e dar início à Operação Reinhardt, que previa o transporte de judeus de guetos na Polônia ocupada para os campos de extermínio de Treblinka, Sobibór e Belzec. No total, 1,7 milhão de pessoas foram executadas, sendo 1,47 milhão em apenas três meses, revela estudo publicado nesta quinta-feira na revista “Science”.

“Meu trabalho investiga um período em 1942, referido como Operação Reinhard, quando os nazistas executaram de forma eficiente cerca de 1,7 milhões de vítimas, quase todas de comunidades judaicas, transportadas em trens ao longo das redes férreas da Europa para Treblinka, Sobibór e Belzec ”, explicou o matemático Lewi Stone, da Univesidade Tel Aviv, em Israel, autor principal da pesquisa. “Quase todos os que chegavam nesses campos da morte eram assassinados, normalmente em questão de horas, em câmaras de gás. Como os nazistas destruíram quase todos os registros do massacre, é importante tentar revelar o que realmente aconteceu na época”.

Para isso, Stone examinou dados compilados pelo historiador Yitzhak Arad, sobre 480 viagens de trens partindo de 393 cidades e guetos na Polônia em direção aos três campos de extermínio, construídos especificamente para a Operação Reinhardt. O pesquisador destaca que Treblinka, Sobibór e Belzec são menos conhecidos que Auschwitz, símbolo do Holocausto, talvez porque neste houveram sobreviventes para recontar a história. Nos três primeiros, todos que chegavam eram executados quase que imediatamente em câmaras de gás.

Pela estrutura e planejamento, fica claro que a Operação Reinhardt tinha como fim exterminar todos os judeus da Polônia. Existe até mesmo a suspeita de que a IBM teria participado do plano, garantindo que os trens viajassem no horário e fornecendo um sistema de cartões perfurados.

A operação teve início em março de 1942, com a abertura do campo de Belzec e a construção de Sobibór e Treblinka, apesar de alguns pesquisadores datarem em outubro de 1941. O encerramento aconteceu em 1943. Ao longo de 21 meses, cerca de 1,7 milhão de pessoas foram mortas. Segundo pesquisas do historiador americano Christopher Browning, Heinrich Himmler, responsável pela construção dos campos, se encontrou com Hitler em julho de 1942 e recebeu ordens: era preciso acelerar o genocídio.

A meta era exterminar todos os judeus poloneses até dezembro daquele ano. Então, a máquina da morte foi posta em funcionamento. Entre agosto e outubro de 1942, ou 92 dias, 1,32 milhão de judeus foram executados nos três campos de extermínio. Estendendo o período para cem dias, o número de mortos chega a 1,47 milhão, mais de um quarto de todos os judeus mortos em toda a Segunda Guerra Mundial.

“O enorme pulso da morte durante 1942 consumiu a grande maioria de possíveis vítimas judias. A subsequente queda rápida nas taxas de mortalidade em novembro e dezembro reflete simplesmente a falta de judeus vivos para serem assassinados”, escreveu Stone.

Os novos números mostram que a Operação Reinhardt, dentro do Holocausto, foi o genocídio mais intenso da História. Muitos pesquisadores citam o massacre de Ruanda, com 800 mil mortes em cem dias, como mais intenso que o Holocausto, mas os dados de Stone mostram que nesse mesmo período, quase o dobro de judeus foram exterminados.

“Isso sugere que a taxa de mortalidade do Holocausto foi subestimada na ordem de seis a dez vezes”, comentou Stone, criticando esse tipo de comparação. “Na minha visão, essas comparações têm utilidade limitada e claramente diminuem a presença histórica do Holocausto”

“O Holocausto se destaca como uma demonstração de como a maquinaria eficiente de um governo foi voltada contra as pessoas de maneira sem paralelos”, afirmou o pesquisador. “Transcendeu em sua crueldade e eficiência. Esta é a lição do Holocausto que, acredito, não deve ser esquecida”. d0 Medium Gri

Deixe uma resposta

Por favor, escreva o seu comentário
Escreva o seu nome aqui