Assim como em outros eventos do tipo, câmeras e telescópios de todo o mundo se viraram para observar o eclipse lunar da madrugada de segunda-feira. Mas dessa vez, além de capturarem o satélite sendo encoberto pela sombra da Terra, olhos atentos de curiosos e astrônomos observaram um pequeno brilho, que durou fração de segundo, do choque de um meteoroide com a superfície lunar.

Trata-se do primeiro impacto de um meteoroide já registrado durante um eclipse. O evento aconteceu exatamente às 2h31m38s, pelo horário de Brasília, e foi percebido primeiramente por um internauta, que citou essa possibilidade no fórum Reddit. O debate cresceu com a participação de astrônomos amadores e profissionais, que começaram a buscar evidências para descartar a possibilidade de o brilho ser de um fenômeno terrestre.

O primeiro passo foi comparar diferentes fontes. O internauta que se identifica no fórum como Ahecht, autor do primeiro relato, comparou imagens das transmissões do site timeanddate, capturadas a partir do Marrocos, com gravações do Observatório Griffith, na Califórnia. Ambas flagraram o flash, no mesmo local e no mesmo horário.

“Isso poderia ser o impacto de um meteoro na Lua?”, questionou Ahecht, no fórum Reddit. “O fato de ser visível do Marrocos e da Califórnia, assim como do local onde estou, no Nordeste dos EUA, me parece descartar algo como a entrada de um meteoro na atmosfera da Terra, apesar de um ter visto uma estrela cadente perto da Lua um pouco antes de ver o flash”.

A confirmação foi feita pelo Sistema de Análise e Detecção de Impactos na Lua (Midas, na sigla em inglês), mantido pela Universidade de Huelva e pelo Instituto de Astrofísica de Andaluzia. O programa mantém três observatórios observando a Lua para capturar eventos transitórios na superfície do satélite.

“Uma rocha se chocou na Lua durante o eclipse”, afirmou Jose Maria Madiedo, em seu perfil no Twitter. “A rocha se desintegrou durante o impacto, gerando o flash que as imagens captaram”.

Deixe uma resposta

Por favor, escreva o seu comentário
Escreva o seu nome aqui